segunda-feira, 11 de março de 2013

O nosso corpo como espaço de experiências em Blumenau



Nesses últimos 6 anos (2008-2013), a cidade vem passando por momentos intensos entre pesquisas e projetos culturais sobre ‘corpo’, sobretudo envolvendo aspectos da história e arte em Blumenau.

Mas afinal, por que é importante estudar o Corpo? Não estamos falando de medicina, mas sim de como as pessoas lidam com seu corpo e o do outro. Temos um longo histórico de rejeição e negação do Corpo: as igrejas cristãs, em seus mais de dois milênios de existência, nos dividiram em dois: Corpo e Alma, relegando ao corpo a culpa pelos pecados, pela ruína da alma.

Em Blumenau, a estreia da peça teatral ‘Volúpia’, da Cia Carona de Teatro (2008), trabalho colaborativo que contou com cenas criadas por atores, diretor e dramaturgo, com texto de Gregory Haertel e direção de Pépe Sedrez, causou enorme impacto na cidade. Isso porque, segundo Haertel, a peça tocou num “ponto para onde convergem muitos dos dogmas e certezas da nossa sociedade blumenauense que se estende por toda a região do Vale do Itajaí: uma sociedade judaico-cristã, de origem germânica e fortemente voltada para valores familiares, onde a repressão e a culpa modelam um erotismo que ‘tem que sair da festa’ para acontecer”.

Livro Clio no cio: escritos livres sobre o corpo
Com o intuito de debater estes dogmas e preconceitos foi que se percebeu a importância de estender a temática para outros projetos, tanto na área artística, quanto na pesquisa acadêmica; afinal, conceitos enrijecidos e silenciados precisam ser expostos e debatidos – a fim de permitir que as pessoas pensem o seu corpo e o corpo do outro com suas diferenças, semelhanças, dores e prazeres. Também era preciso refletir sobre o corpo como engrenagem do capital, ora como trabalhador, ora como consumidor e também como objeto de consumo em revistas e canais de TV.

Foi com essa perspectiva que no ano seguinte (2009) surgiu na FURB o Coletivo ‘Clio no cio’, organizado pela professora e historiadora Carla Fernanda da Silva e que contou com a participação de diversos acadêmicos e professores da universidade. Este grupo promoveu diversos encontros com pesquisadores e resultou na publicação do livro “Clio no cio: escritos livres sobre o corpo” (Casa Aberta, 2010), obra que serviu de embrião para futuras pesquisas e trabalhos artísticos sobre corpo em Blumenau.
  

Dentre eles, podemos citar o projeto fotográfico “Escritos da Carne” (2011-2012), também de autoria/concepção de Carla, que contou com a participação de 7 fotógrafos de Blumenau e resultou em 21 fotografias de corpos nus com inscrições de textos considerados eróticos pelos fotografados, para que, segundo a autora, “pudessem mostrar suas múltiplas compreensões do viver erótico”. Todo o processo que culminou na exposição fotográfica foi uma experiência nova tanto para os fotógrafos, como para os fotografados: a tensão e nervosismo dos ensaios os obrigou a fazer uma reflexão sobre os motivos dessas sensações; e todos eles, após estarem expostos em público na primeira exposição em Blumenau, sentiram-se um pouco mais livres, especialmente por terem superado o desafio de expor o seu corpo, a sua sexualidade e o que entendem por erótico. Nos dizeres de Beli Lessa, ‘Escritos da Carne’ é “uma compilação de pensamentos, corpos, prazeres, que podem provocar outros corpos, e está perfeitamente no espaço cultural (local/moral) que deveria estar. Cada fotografia abre um conceito, que podem ser reflexo da sociedade cristã-ocidental com sua mídia invasiva, como também refletem as peculiaridades locais”.

Nesse mesmo período, foi aprovada e iniciada uma pesquisa via CNPq sobre a história da homossexualidade feminina em Blumenau (Projeto Outras Vozes), que já teve seus primeiros resultados publicados. Além disso, o Corpo também foi objeto de trabalho de conclusão de curso de alguns acadêmicos da FURB: Daisy Sehnem Ceron, Luiz Guilherme Augsburger e Cristiane Theiss Lopes, entre outros.

No final de 2012 também foi publicado o livro “Corpos Plurais: experiências possíveis(Carla Fernanda da Silva e Celso Kraemer – orgs., Liquidificador, 2012), obra que reúne também boa parte de relatos dessas experiências artísticas e resultados de pesquisas sobre corpo em Blumenau, inclusive o ‘Outras Vozes’. Para os autores, é “um livro-experiência, onde se buscou cartografar a convivência de pesquisa sobre o Corpo, Gênero e Arte, dividida, incentivada, debatida, provocada por alunos e amigos: diálogos em que a curiosidade transitou entre o ingênuo e o olhar sutil e perspicaz, por vezes malicioso, de artistas, pesquisadores e acadêmicos”.


Aliança Francesa de Blumenau promoveu, em evento gratuito, o lançamento do livro Corpos Plurais, além de um bate-papo sobre as diferenças entre a sexualidade ocidental e oriental: ‘Kama-Sutra e o cuidado de si: um outro olhar sobre o erótico indiano’- no dia 06 de março, às 19:30h, na sede da Aliança Francesa (Alameda Rio Branco, 520, em Blumenau).

A última mostra da exposição de fotografias do Escritos da Carne, ficará disponível para visitação até o dia 05/04/2013.

Para os artistas e escritores envolvidos, uma alegria por poderem partilhar essa trajetória. Para os curiosos, um evento imperdível.

Saiba mais:
Sobre a exposição ‘escritos da carne’:
http://www.escritosdacarne.blogspot.com.br/

Sobre o livro ‘Corpos Plurais: experiências possíveis’ e onde adquiri-lo:  
http://escritoslivres.blogspot.com.br/

* Esse texto foi publicado originalmente no Portal Blumenews, de Blumenau, onde a autora é colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário