domingo, 1 de dezembro de 2013

O estranho ‘causo’ da igreja abandonada


Foto: reprodução

Um domingo desses saí para um pedal com algumas amigas, partindo de Blumenau para Indaial, na região do Encano. É um lugar lindo, estrada de chão, muita área verde com aquelas ‘casas de vó’, ótimo para pedaladas tranquilas e paradas para contemplar e fotografar.  

Num desses bate-papos o assunto foi uma igreja no Encano, abandonada no meio de uma imensa área verde, que desperta a curiosidade de muitos, pois há poucos metros foi construída outra igreja, nem tão maior, e muito mais sem graça que esta antiga igreja abandonada.

Logo uma amiga me confidenciou o mistério, contado a ela por um conhecido que soube através de seus parentes que moravam na região.

“Guria, tu não sabes a história dessa igreja? Chega a me dar arrepios quando passo por ela, uma coisa ruim” – me confidenciou com aquela expressão assustada. “Foi na década de 40, parece que o padre engravidou uma das moças da comunidade, que era noiva de um rapaz daqui. Quando apareceu a barriga, ela teve que contar tudo para o noivo”.

“E o que aconteceu?” – Perguntei.

“O noivo, enfurecido, entrou na igreja e matou o padre e a noiva, depois se matou com um revólver.” – E como quem comenta sobre o prato do almoço, continuou. – “O túmulo do padre fica bem ao lado da igreja”.

“Mas isso é verdade mesmo?”

“Não sei, os antigos daqui só dizem que a igreja foi abandonada porque compensava fazer outra nova ao invés de reformá-la. Mas um amigo entrou na igreja para fotografar, e disse que tudo parece estar intacto, não havia nada que indicasse risco de desabamento.”

Esta semana passei pela igreja novamente e senti um calafrio ao lembrar do suposto assassinato e suicídio que aconteceu lá dentro. Mas estou criando coragem para entrar nessa igreja e investigar os seus mistérios... Quem sabe?

Aos nossos vizinhos de Indaial, eu pergunto: esse ‘causo’ é ou não uma lenda?

14 comentários:

  1. Já vi essa igreja também enquanto andava ali pelo encano... perdida, no meio do nada, macabra. Não sabia dessa história.

    ResponderExcluir
  2. Tb ja ouvi essa historia algumas vezes Sally,uma confirmacao seria legal ne? Mas q da um rrepio, isso da...

    ResponderExcluir
  3. Pois então, gente. Só nos resta investigar (rsrs). Eu ainda vou entrar lá pra fotografar!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. André, estamos querendo marcar um pedal pra lá, eu te aviso se rolar mesmo, ok? Abração!

      Excluir
  5. Meu, que massa. Gostaria muito de fotografar essa igreja. Tem tudo a ver com o livro que escrevi. Vc poderia me dizer onde fica? Que parte do Encano? Grato.

    ResponderExcluir
  6. Tuco Egg, legal saber do teu livro! A igreja fica em direção ao Encano Alto, só não sei ao certo o nome daquela rua. Mas chegando no Encano, se tu perguntares pela igreja abandonada, os moradores de lá te indicarão o local certinho. A igreja parece estar fechada, mas de repente o acesso é fácil, nem que seja para espiar pelas janelas... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sally, estive lá nesse domingo. A igreja faz parte da propriedade ao lado (esqueci o nome da dona). Foi o avô dela que construiu e, segundo a senhora, ela foi abandonada simplesmente porque ficou pequena. Construiram uma maior ao lado. Mesmo assim é estranho porque todos os móveis estão lá dentro até hoje. De qualquer forma, qdo passar por ali de novo, visite a propriedade ao lado e peça pra entrar na igreja. A senhora que mora ali é muito simpática e pode levá-la lá e contar a versão da família. ;)

      Excluir
    2. Tuco, obrigada pelas informações e retorno! Certamente irei procurar a proprietária do lado da igreja. Eu e um grupo de ciclistas estivemos lá em março e entramos na igreja, linda, intocada, uma pena que o forro do teto esteja apodrecendo e comido por cupins. Eu acho, de fato, que algo deve ter acontecido sim, mas não sabemos e talvez nunca saberemos o quê. É estranho mantê-la intocada assim. Abração!

      Excluir
  7. Também quero entrar Sally, mas teremos que marcar uma outra data.. Sozinha eu tenho medo :P

    ResponderExcluir
  8. Lenda, pura mentirada !!! Quem está enterrado ao lado da igreja é quem fez a igreja, Pois ele queria ser enterrado da igreja que ele fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, pode ser lenda sim, claro! Aliás, o texto terminou com esta interrogação. Mas intriga saber que construíram uma nova igreja ao lado, do mesmo tamanho e menos bonita - e deixaram esta em desuso e fechada.

      Excluir
    2. É mais bonita claro, mais a nova é bem maior sim.. Fizeram uma nova pois o espaço ao redor da igreja é pequeno...

      Excluir