domingo, 23 de fevereiro de 2014

Rua João Pessoa: mortes à vista!


Sally Satler, advogada e ciclista.

Não adianta. Ninguém, mas ninguém vai me convencer a aceitar de cabeça baixa a colocação da terceira pista para carros na Rua João Pessoa, em Blumenau. Se antes o trânsito estava em duas pistas largas, com motoristas trafegando a 30, 40 km/h (velocidade aceitável para o perímetro urbano), é certo que com três pistas e a velocidade aumentando, os atropelamentos, ou melhor, os assassinatos por atropelamento irão acontecer. Porque é impossível ficar tratando como ‘acidente’ as inúmeras mortes por imprudência, excesso de velocidade ou embriaguez ao volante.

Aos que acreditam na promessa de medidas traffic calm naquela via, como travessias elevadas para pedestres, eu pergunto: como podem ser tão ingênuos, se estamos esperando há 4 anos somente a recolocação da fiscalização eletrônica? Se estamos, tão servilmente, só contando nossos mortos na cidade? Queria eu que estivesse errada! Nem mal foi feita a nova pista  e aconteceram choques entre veículos. E já tem apressadinho buzinando e ultrapassando os que ousam andar numa velocidade inferior a 80 km/h, numa via como aquela! Esta nova pista só é aceitável se for para uso de ônibus e ciclistas, com campanhas para educação e respeito mútuos.

A promessa de que após o término das obras de prolongamento da rua Humberto de Campos a terceira pista da rua João Pessoa será desativada chega a ser tragicômica – ninguém, nem o governo sabe quando essa obra vai começar e terminar, pois são mais de 100 desapropriações que precisam ser feitas antes (e pasmem, só uma foi feita até agora).

O governo municipal não está só na contramão da mobilidade sustentável e segura: está nas mãos de alguns poucos ‘donos da cidade e das ruas’. Pesquisem pra saber por que até hoje a Rua Benjamin Constant não possui ciclovia, mesmo tendo projeto de execução há anos amarelando no papel.

Como ciclista, não me sinto mais segura em pedalar na rua João Pessoa. Como pedestre, também. Escrevo por não querer ser conivente com isso, nem com as mortes que virão. E por isso a nossa BICICLETADA[1] de fevereiro (dia 28) tem que acontecer, lá na rua João Pessoa!

Foto: Marcelo Martins

Se uma cidade caótica como Nova York pode, Blumenau também pode, não é utopia! Dêem uma olhada nesse vídeo de 3 minutos:





[1] Bicicletada (ou massa crítica) é um evento que ocorre em mais de 300 cidades ao redor do mundo, geralmente na última sexta-feira do mês - inclusive em Blumenau, com concentração na Praça da Prefeitura, às 18:30h. Ela acontece quando dezenas, centenas ou milhares de ciclistas se reúnem para reivindicar seu espaço nas ruas, lutar por um trânsito mais humano e por um mundo mais respirável. 

* Artigo publicado no Jornal de Santa Catarina e também nos Portais: Controversas, de Blumenau e Desacato, de Florianópolis.

Um comentário:

  1. Concordo. Esta terceira via virou pista de corrida. Eu ando de bike e moro nas proximidades da Rua João Pessoa. Para ir trabalhar só uso a calçada, não há mais espaço algum para andar na rua.

    ResponderExcluir