quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ruas Sustentáveis e Inteligentes


Por Sheila Hempkemeyer,
psicóloga

Tive o prazer e o privilégio de participar do III Fórum Mundial da Bicicleta, ocorrido entre os dias 13 e 17 deste mês em Curitiba. Dentre todas as discussões, aprendizados e ótimos encontros existenciais participei de um painel sobre Urbanismo, com palestrantes estrangeiros que expuseram a realidade em seu país, bem como das iniciativas mundiais sobre o tema. Lars Gemzoe (dinamarquês) palestrou sobre “Porque alguém iria pedalar na cidade?”. Foi consenso entre todos os especialistas que quanto mais ciclistas na rua maior a segurança para os mesmo, consequentemente, maior o incentivo a pedalar.

Gemzoe apresentou o projeto Rua Sustentável em Nova York, que como toda grande cidade tem seu trânsito caótico. Porém o governo local decidiu diminuir (isso mesmo DIMINUIR) o tamanho das duas principais ruas centrais da cidade (Broadway Boulevard e Madison Square) para os carros e, pintou duas pistas de cores diferentes: uma transformou em praça pública com mesas, bancos e vasos decorativos; outra em ciclovia. Ou seja, uma rua onde haviam quatro pistas para carros, restaram somente duas, sendo as outras compartilhadas com as pessoas. Tinta e orientação foram necessários para que as pessoas começassem a ter o hábito de sentar nas praças e tomar um café, ou somente conversar, coisa antes nunca vista em NY. Muitos começaram também a deixar de usar o carro e começaram a andar de bicicleta.

Um grande investimento? Creio que não. Pura e simplesmente vontade política de efetivar o que todos sabemos (ou deveríamos saber): que a cidade é feita para as pessoas e não para os carros. Com isso as pessoas começaram a pedalar na cidade, tornando possível num grande centro comercial mundial aliar transporte sustentável e qualidade de vida para seus habitantes.

E a nossa Blumenau não poderia fazer o mesmo? Ao invés de criar pistas para carros, porque não criar uma rua sustentável semelhante a de NY? Precisamos de ousadia e visão de futuro (não era esse o discurso político nas eleições?!) e é fato que a bicicleta vem cada vez mais querendo seu espaço. Pedalando (saliento meu otimismo) percebo o apoio de muitos motoristas, e também dos colegas elogiando a iniciativa, mesmo que a maioria de nós estejamos exprimidos nas ruas e ciclovias da cidade.

Nova York. Fonte: vaidebici.wordpress.com


Se é algo que veio para ficar e cresce a cada dia é preciso um olhar especial para isso. Governantes, estamos pedalando cada vez mais e queremos nosso espaço por direito. Se NY consegue, porque Blumenau não pode usar um pouco de tinta e ousadia para podermos pedalar na cidade que tanto nos é negada?


Nova York. Fonte: www.mobilize.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário